Cápsula do Tempo

unnamed-1


Misto de despedida e celebração, sob a forma de um jantar em casa de amigos.  Entre a memória de antigas formas de vida e a incapacidade de as experimentar como antes. Caminho quase sempre debaixo de um tiquetaquear interior, único sinal desse relógio etário que nunca se atrasa. Como veria aquelas ruas, convites e possibilidades na década passada? E como as verei na próxima? Como seriam as coisas se não fossem simplesmente como são?

O jantar é feito de pessoas a viver essa tal década que por mim já passou. Comem metade do que hoje careço e bebem o dobro do que hoje tolero. Porém, só aceito essa premissa bem depois de tudo ser irremediável. Depois dos risos e dos brindes, da música e das fotografias, das conversas e dos cigarros. Das novas garrafas que se abrem, das gargalhadas que aumentam e do calor que cresce.

Recordo-me pouco de como cheguei a um clube ou discoteca demasiado parecida com as que frequentava há 15 anos. Continuam a chegar cervejas e a desaparecer notas. A determinada altura, torna-se estranhamente difícil encontrar o caminho dos lavabos. Cumprida essa missão, sou emboscado por um degrau traiçoeiro, ou pela pouca percepção que dele tive, evitando um acidente feio por mero acaso.

É quase sempre assim que os acidentes se evitam ou acontecem. Por Acaso.

Encolhido num recanto, sinto-me mergulhado na cápsula do tempo que me permitiria fazer as coisas que hoje em dia já não me interessam.

Procuro reentrar no presente, voltando a casa, mas as curvas do táxi atiram-me de novo para um tempo em que a noite terminava em convulsões digestivas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.