Filinto Elísio
Viveu entre 1734 e 1819. Filinto Elísio é o nome arcádico de Francisco Manuel do Nascimento. Nasceu em Lisboa, estudou nos colégios dos jesuítas e ordenou-se sacerdote. Em 1756 fundou uma academia literária, conhecida por Grupo da Ribeira das Naus. Foi professor e amigo das filhas do marquês de Alorna, sendo o nome Filinto Elísio atribuído por Leonor de Almeida. Perseguindo pela Inquisição, fugiu num navio, rumo ao Havre, disfarçado de carregador. Esteve algum tempo na Holanda, acabando por viver em França. Em Paris, onde faleceu, teve como discípulo e amigo, Lamartine.
Deixou obra poética em inúmeros estilos e fez traduções de grandes autores como La Fontaine, Horácio, Voltaire e outros.
Marquesa de Alorna
Viveu entre 1750 e 1839. Possuidora de uma esmerada cultura literária e científica, mulher activa e interveniente na vida política e cultural, incentivou o aparecimento de novas ideias estéticas e integrou o movimento árcade com o nome de Alcipe.
Nicolau Tolentino
Nasceu em Lisboa em 1740 e aí morreu em 1811. Estudou em Coimbra e foi professor de Retórica e de Poética. Observador atento, humorista crítico e mesmo mordaz, distinguiu- se pelas suas sátiras. A naturalidade nas descrições dos hábitos e dos costumes, e a verdade que transpira dos seus quadros da sociedade fazem dele um mestre na arte de satirizar, sobretudo, a burguesia.