Anos 80-00 – Teolinda Gersão

Nasceu em 1940. Escritora e professora universitária.

Frequentou o Liceu Nacional Infanta Dona Maria, actual Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra. Estudou Germanística e Anglística na Universidade de Coimbra, na Universidade de Tuebingen e na Universidade de Berlim, foi leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada até 1995.

A partir dessa data, decidiu reformar-se mais cedo e passou a dedicar-se exclusivamente à Literatura. Começou por publicar ficção aos 41 anos.

Além da permanência de três anos na Alemanha, viveu dois anos em São Paulo (reflexos dessa estadia surgem em alguns textos de «Os Guarda-Chuvas Cintilantes», 1984), e conheceu Moçambique, cuja capital, então Lourenço Marques, é o lugar onde decorre o romance de 1997 A Árvore das Palavras.

Escritora residente na Universidade da Califórnia em Berkeley em Fevereiro e Março de 2004, esteve presente na Feira do Livro de Frankfurt em 1997 e 1999 e, entre outros prémios literários, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu romance «A Casa da Cabeça de Cavalo» (1995), os Prémios de Ficção do Pen Clube pelos livros «O Silêncio» (1981) e «O Cavalo de Sol» (1989) e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco por «Histórias de Ver e Andar» (2002).

Contista e romancista de renomado prestígio em Portugal, também é bastante conhecida no Brasil, onde alguns de seus livros já foram publicados, como o recente «Alice e outras mulheres» (2020). Também já foram feitos diversos estudos académicos de sua obra em universidades brasileiras e portuguesas.

É casada e tem 2 filhas.

Outros detalhes poderão ser encontrados aqui


 

 

 

 

 

 

«Retrato de Lourenço Marques, antes da guerra colonial e já depois do seu começo. É um livro sobre o fascínio de África e da cultura africana, sobre a mistura e o choque de culturas e também uma história perturbadora sobre o paraíso que se converte em pesadelo.

Um livro mágico sobre a infância, à qual não se pode voltar, a não ser através do milagre da Literatura».

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.